Loading...

Inteligência Educacional

Estudos, pesquisas e avaliação de políticas educacionais

A análise baseada em inteligência de dados e evidências sobre a educação brasileira e internacional lança questões importantes para o debate entre os diversos públicos responsáveis e comprometidos com a melhoria da educação do país.

Analisamos informações produzidas por diferentes fontes nacionais e internacionais, com o objetivo de gerar insights e levar conhecimento relativo a questões educacionais.

O debate e a pressão social de setores estratégicos da sociedade, informados pela inteligência de dados e evidências, são necessários para o avanço da educação no Brasil – e, consequentemente, para o aumento da produtividade e do desenvolvimento econômico.

O que oferecemos

. Consultoria – Análise de impacto de políticas públicas educacionais

A avaliação de impacto assegura que os recursos públicos estão sendo bem empregados.  A avaliação é uma peça fundamental na melhoria dos sistemas educacionais. Através da avaliação podemos identificar quais programas atingem seus objetivos (e que devem portanto ser continuados) quais não atingem (e que devem ser modificados ou eliminados).

Dependendo da política pública em questão, um projeto de análise de impacto pode demorar dias/semanas ou anos.  Um projeto de dias/semanas seria analisar os dados de um projeto que já foi implementado.

Para fazer uma avaliação com o máximo de rigor, o IDados pode atuar desde antes do projeto ser implementado.  Nossa equipe tem experiência e pode ajudar com a definição dos objetivos, o planejamento da implementação, o acompanhamento da implementação, a medição dos resultados, e, finalmente, a análise e apresentação dos resultados.

. Estudos e pesquisas sob encomenda

Nossa equipe possui expertise em análise de dados e conhecimento profundo de todas as bases de dados públicas existentes no Brasil e das principais bases internacionais.

Dominamos as técnicas analíticas mais avançadas para combinar dados de diversas bases e extrair insights relevantes sobre o setor educacional – desde a educação infantil até a formação continuada, passando pelo ensino fundamental, médio e superior.

Estamos aptos a responder as perguntas relevantes sobre educação brasileira, a partir da análise e inteligência de dados educacionais. Já produzimos pesquisas para todas os níveis de governo no Brasil (municipal, estadual, federal), empresas e ONGs no Brasil e no exterior, e organizações internacionais como UNESCO, Banco Mundial e BID.

Gestão e otimização do atendimento escolar

Em grande parte das redes de ensino municipais e estaduais existe a necessidade de ajuste entre a oferta e demanda de vagas nas escolas. Esses ajustes podem considerar a elevação de custos na logística do atendimento escolar, mais visíveis nos custos de transporte.

A causa desses problemas, via de regra, vem de mudanças demográficas: o lugar aonde as escolas foram construídas não atende as necessidades da população hoje.

A necessidade de ajuste pode ficar mais patente nos sistemas que implementarem escolas em tempo integral, uma demanda crescente no Brasil. A transição para o tempo integral deve ser bem planejada, para viabilizar os custos de operação do sistema para as redes de ensino.

A utilização de inteligência de dados e evidências, aplicada a metodologias apropriadas e tecnologia, pode responder, de forma apropriada, a esses desafios, enfrentados por prefeituras e secretarias.

O que oferecemos

Consultoria: Planejamento de redes escolares para implementação do tempo integral

Para ser economicamente viável, o planejamento para a implementação do tempo integral precisa ser pensado antecipadamente, com balizamentos técnicos e financeiros rigorosos.

Para ajudar prefeituras e secretarias, desenvolvemos uma metodologia que permite aos municípios estabelecer uma política de universalização da oferta em tempo integral que pode ser implementada ao longo de cinco a sete anos, de forma economicamente viável. O custo do investimento é recuperado ao longo de 15 a 20 anos.

Para viabilizar a operação das escolas, nossas propostas se baseiam em tecnologias construtivas que levam em conta os aspectos ambientais e estratégias de valorização das comunidades locais.

. Consultoria: Otimização do transporte escolar

Auxiliamos redes municipais e estaduais de ensino a estabelecer parâmetros objetivos para negociar os valores referentes ao transporte dos alunos.

Nossa metodologia inclui análise e mapeamento completos das rotas, da situação das escolas, dos contratos, dos custos de operação do sistema de transporte e de outros fatores locais, como a condição das estradas ou a topografia do município.

Inclui também, como ponto de partida, as normas do município a respeito do direito ao uso do transporte escolar e ao tempo máximo que um aluno deve permanecer no ônibus. Realizamos a coleta dos dados em campo, incluindo o registro e a localização via GPS de cada parada em cada rota.

O relatório final inclui orientações detalhadas para a implementação das mudanças, inclusive alterações em escolas, rotas, contratos e estratégias de implementação.

Fique bem informado

Receba novidades do IDados no seu e-mail.