Loading...

Blog

Redes públicas e privadas de ensino: está aumentando a diferença entre elas?

Por Mariana Leite, pesquisadora do IDados

Com base nos resultados da Prova Brasil 2017, podemos analisar o desempenho e a diferença de desempenho das redes públicas e privadas nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, e também no ensino médio no período de 2005 a 2017.

O quadro abaixo sintetiza as informações. O gráfico 1 apresenta a evolução das notas, e o Gráfico 2 permite visualizar a diferença.

Em síntese:

  • Nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a diferença entre as redes públicas e privadas era muito grande – a rede pública aumentou 41,5 pontos, ao passo que a rede privada aumentou pouco mais de 25 pontos. Ou seja, a diferença foi reduzida;
  • Nos anos finais do Ensino Fundamental: a diferença também caiu: a rede púbica aumentou quase 20 pontos e a rede privada aumentou apenas 9 pontos, e a diferença foi reduzida de 60 para 52 pontos;
  • No ensino médio: ambas as redes tiverem poucas alterações (para baixo), e a diferença permanece na faixa de 70 pontos.

O que os dados permitem concluir é que, embora tenha havido redução na diferença no ensino fundamental, o desempenho continua muito desigual entre as duas redes.

Como o desempenho da rede pública no ensino médio não se alterou, a diferença relativa aumentou, ou seja, o desempenho da rede pública nas séries finais do ensino fundamental equivale ao desempenho das redes privadas nas séries iniciais.

Como o desempenho das redes públicas no ensino médio ficou estagnado, a diferença entre a rede privada nas séries iniciais e as redes públicas no ensino médio é de apenas 10 pontos.

O “gap” entre as redes pública e privada aumentou com o passar dos ciclos e ficou ainda mais desigual com o passar dos anos.

Quadro: Evolução das notas de Matemática por etapa e por rede

Fonte: Prova Brasil. Elaboração: IDados.

Gráfico 1: Evolução da nota de Matemática das Redes Públicas e Privadas

Fonte: Prova Brasil. Elaboração: IDados.

Gráfico 2: Evolução da diferença na nota de Matemática entre Redes Públicas e Privadas

Fonte: Prova Brasil. Elaboração: IDados.

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =

Fique bem informado

Receba novidades do IDados no seu e-mail.