Loading...

Blog

Prova Brasil: diferenças entre estados estão aumentando?

Por equipe IDados

Com a Prova Brasil de 2017, temos dados referentes a sete rodadas do exame. A tabela abaixo apresenta a evolução das notas da Rede Pública nas diferentes Unidades da Federação.

Diferença entre melhor e pior desempenho nas UFs – Redes Públicas

Fonte: Prova Brasil. Elaboração: IDados.

A tabela mostra que nas Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental não há mudança nos extremos, ou seja, a diferença entre notas mantém-se estável, apesar do crescimento médio de mais de quarenta pontos nas Séries Iniciais e de pouco mais de 18 pontos nas Séries Finais.

Já no Ensino Médio, houve uma redução de 25 pontos quase toda explicada pela redução das notas mais elevadas – as notas mais baixas permanecem nos mesmos níveis de 2005.

Em conclusão: tanto nas Séries Iniciais, onde houve avanço significativo das notas, quanto nas Séries Finais e no Ensino Médio, onde houve avanços modestos ou não-avanço, o tamanho da diferença entre as Unidades Federadas não se alterou. O que mudou foi a posição relativa de algumas UFs dentro do ranking. Mas mesmo essas foram modestas: dentre as 10 melhores e as 10 piores, não houve mais do que três estados que trocaram de posição.

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 1 =

Fique bem informado

Receba novidades do IDados no seu e-mail.