Loading...

Blog

Onde estão os jovens brasileiros de 19 anos?

Por Pedro Forquesato, pesquisador do IDados

Baseado na PNAD Contínua (4º trimestre de 2017), este post analisa a situação educacional e a inserção no mercado de trabalho dos jovens brasileiros de 19 anos de idade – idade que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional define como própria para se ter terminado o ensino médio.

De início, percebemos que esse objetivo não é cumprido. Apenas 54% dos jovens de 19 anos terminaram o ensino médio – 19,2% ainda o estão cursando (estando atrasados, portanto) e um pouco mais de um quarto dos jovens de 19 anos de idade não estão mais frequentando a escola, ou seja, não chegaram a concluir o ensino médio.

Investigando o destino dos jovens brasileiros de 19 anos de idade que terminaram o ensino médio, vemos que 18% deles ingressaram no ensino superior, 23% trabalham e os outros 13% entraram para o grupo chamado de “nem-nem”, isto é, nem trabalham nem estudam.

Para os jovens que abandonaram o ensino médio, a dificuldade para entrar no mercado de trabalho é ainda maior: tanto a taxa de desemprego (15,6%) quanto a de desalento (9,7%) e de subocupação por insuficiência de horas trabalhadas (6,3%) são muito maiores nesse subgrupo.

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =

Fique bem informado

Receba novidades do IDados no seu e-mail.