Loading...

Blog

Redes de tempo integral têm melhor desempenho na Prova Brasil que as demais?

Por Mariana Leite, pesquisadora do IDados

Neste post, analisamos, com base em dados do Censo Escolar 2017 e SAEB 2017, se as redes com mais alunos em tempo integral – pauta muito defendida por organizações da sociedade civil e por alguns candidatos nas eleições deste ano – apresentam desempenho melhor que as demais.

Alunos em tempo integral são aqueles que estudam sete horas ou mais por dia (em turmas regulares e/ou de atividades complementares). No Ensino Fundamental, somente foram considerados alunos das redes municipais. No Ensino Médio, somente alunos das redes estaduais.

Os dados indicam que não parece haver correlação entre a adoção do tempo integral e um bom desempenho em matemática na Prova Brasil para nenhuma das etapas de Ensino (Anos Iniciais e Finais do Fundamental, e Ensino Médio).

Os gráficos abaixo mostram a relação entre porcentagem dos alunos em tempo integral do município e sua nota em matemática na Prova Brasil 2017.

As linhas no meio indicam a relação média entre as duas variáveis (% de alunos em tempo integral e nota). Se a relação é positiva (mais tempo integral igual a maior nota), a linha será positivamente inclinada. Como é possível ver, a correlação é zero para todas as etapas.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, das 10 redes municipais com melhores notas, somente uma (de Catunda, no Ceará) tem mais de 50% dos seus alunos cursando ensino integral.

Nos anos finais do Ensino Fundamental, Sobral – CE (1º lugar) tem 31% dos alunos em tempo integral, e Novo Horizonte – MG (2º lugar) 96%. Já Imigrante – RS (3º lugar) não tem alunos em tempo integral.

No Ensino Médio, dos 10 municípios com melhores notas, somente Cocal do Alves – PI tem uma parcela grande de alunos em tempo integral. Todos os outros têm menos de 5% de seus alunos estudando mais de 7 horas por dia.

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 18 =

Fique bem informado

Receba novidades do IDados no seu e-mail.