Loading...

“Aluno do Ensino Médio piora em português e matemática” é a chamada de matéria no Valor Econômico baseada em compilação feita pelo IDados

Os resultados do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica (Saeb) foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quinta-feira, 30 de Agosto. A prova avalia a aprendizagem de matemática e português nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio.

Segundo os resultados, referentes a prova de 2017, existe uma melhora nos anos iniciais do Ensino Fundamental, se comparados a prova de 2015, mas nos anos seguinte há uma estagnação nas notas da prova, de modo que o Ensino Médio aponte uma deficiência mais pronunciada.

Em Língua Portuguesa, no 5º ano do Ensino Fundamental, na rede pública, a nota subiu 6,8 pontos, em relação a última prova, em 2015. Para o 9º ano, o último do Ensino Fundamental, a nota ainda aumentou 4,35 pontos. No entanto, no Ensino Médio, a nota aponta uma queda de 1,22 ponto. Já em Matemática, em relação a prova de 2015, é registrado um aumento de 4 pontos no 5º ano do Ensino Fundamental. Já no 9º ano, ocorre uma queda de 0,5 ponto. E no Ensino Médio, a nota cai 0,4 ponto.

Em geral, é possível perceber uma estagnação no Ensino Médio público no país.

Os dados foram levantados pela pesquisadora Mariana Leite, do IDados, e aparecem em matéria do Valor Econômico, nesta quinta-feira, 30 de agosto. Confira aqui a matéria na íntegra.

Fique bem informado

Receba novidades do IDados no seu e-mail.